segunda-feira, 7 de junho de 2010

Ronaldo Braga Charlet é professor de História, com Especialização em Patrimônio Histórico e Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento. Há 16 anos trabalha na PMPA, tendo ingressado no CFSD PM em 1994, obtendo o 8º lugar geral ao término do Curso. Serviu como Soldado PM no Bpchoque e na Companhia de Rádio Patrulha.
Em 1997 ingressou no CFC PM, concluindo o curso em 1998 ano em que foi aprovado no CFO PM. Após o Curso de Formação de Oficiais foi declarado Aspirante em 05 de dezembro de 2000 e promovido a 2º Tenente em junho do ano seguinte. A promoção para 1º Tenente PM ocorreu a 25 set 2003 e a Capitão em 25 set 2007.
Como Oficial serviu no 6ºBPM, RPMont, BPCHQ, EME, CFAP. Exerceu as funções de Comandante de Pelotão de Choque, Oficial Interativo e Comandante do Pelotão de Choque Montado.
Ministrou instruções de História da PM nos CFSD PM 2008, 2009 e 2010. É instrutor de Teoria de Polícia na APM CEL FONTOURA. Foi professor de História do Brasil Império na na Especialização em Ensino de História do Brasil na Faculdade Ipiranga e professor de diversas disciplinas na Universidade Vale do Acaraú. atualmente é Chefe da Seção de Fomação na Diretoria de Ensino da PMPA. Coordena o Curso Especial de Formação de Sargentos (CEFS PM 2010).
Na vida civil foi o 1º Presidente da Associação dos Moradores da Passagem Gaspar Dutra, no bairro do Curió - Utinga. Integrou equipe de pesquisa coordenada pela Profª Rosa Elizabeth Acevedo Marin, no levantamento de áreas de remanescentes de quilombos no Marajó (Salvá, Mangueiras, Deus Ajude), no baixo Acará (Itancoã, Itancoanzinho, Furo do Maracujá), no Rio Gurupí (Camiranga, Pacas e Aningal) e na Vigia (área confinante com a Denpasa), além do levantamento de desabrigados da Barragem de Tucuruí dispersos pelas ilhas do lago de Tucuruí, bairro do Getat, comunidade do Onze e Breu Branco.
Possui a medalha de Bons Serviços, metal bronzeado (10 anos) e a Láurea do Mérito Pessoal.
Desenvolve pesquisas sobre história da Polícia Militar do Pará e gerencia no site da PM a página de História institucional.