sexta-feira, 29 de abril de 2011

Alunos do Curso de Formação de Soldados PM fazem o curso de Polícia Comunitária

Nesta sexta-feira, os alunos do CFSD PM 2010 de vários pólos do interior do Estado concluíram o Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária que faz parte da grade curricular do Curso de Formação de Soldados.
O curso durou uma semana e possui uma carga horária de 32 horas, com disciplinas como POLÍCIA COMUNITÁRIA E SOCIEDADE; GESTÃO PELA QUALIDADE NA SEGURANÇA PÚBLICA; MOBILIZAÇÃO SOCIAL E ESTRUTURAÇÃO DOS CONSELHOS COMUNITÁRIOS; MEDIAÇÃO E DEMAIS MEIOS DE RESOLUÇÃO PACÍFICA DE CONFLITOS E A POLÍCIA COMUNITÁRIA; e TROCA DE EXPERIÊNCIAS.
No curso deste ano o destaque foi que entre os alunos estavam as lideranças comunitárias, em cada uma das turmas de concluintes do CFSD PM.
O curso é ministrados por policiais militares possuidores do Curso Nacional de Multiplicadores de Polícia Comunitária, formados pela SENASP, contando em seu corpo docente com Oficiais PM com larga experiência e atuação no policiamento comunitário. Os docentes desse curso, num total de 15, foram os seguintes:
CEL PM COSTA JÚNIOR; TEN CEL PM MAURO PINHEIRO; TEN CEL PM ROCHA; MAJ PM MAURO ANDRADE; MAJ PM EDUARDO CAMPOS; CAP PM FORMIGOSA; CAP PM DAYVID; CAP PM ARIEL; CAP PM ADEMAR; CAP PM CHARLET; CAP PM ALVES; CAP PM CRISTIANE; CAP PM MARCELO RIBEIRO; CAP PM MORAES; CAP PM ANGELO; TEN PM JOFRE; TEN PM SAMARONE; TEN PM MARINHO; TEN PM NONATO; TEN PM LUCIANA; TEN PM MARCÉLIA; TEN PM JOSELD; e SGT PM RITA COSTA.CAP BM GABRIELA e a DPC SÍLVIA ANDRÉIA.
Pela Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, atuaram como instrutores a 
Os pólos de formação do CFSD PM que fizeram o curso são os seguintes:
Abaetetuba, Altamira, Barcarena, Capanema, Castanhal, Conceição do Araguaia, Marabá, Parauapebas, Paragominas, Santarém, Tailândia e Tucuruí.
O Comando da Polícia Militar aposta nessa formação para a melhoria da qualidade do atendimento e romper com algumas barreiras criadas para inviabilizar o policiamento comunitário, mostrando que a filosofia veio para completar as outras formas de atuação e não se sobrepõe a nenhuma delas, apenas busca a melhoria das relações entre a polícia e a comunidade, além de mostrar que todo problema que atinge a comunidade é problema de segurança públia.





10ºBPM e 8ª ZPOL REUNEM A COMUNIDADE ESCOLAR DA ESCOLA PALMIRA GABRIEL

No último dia 27 de abril de 2011 o 10º BPM e a 8ª Zpol reuniram com a direção, o corpo de professores e os alunos da escola Palmira Gabriel a fim de tratar assunto relacionado à segurança escolar.
Preocupado com atos violentos que ocorreram no interior da escola no último dia 20 Abril 11, o CAP PM MARTINS propôs diante da platéia uma maior presença da polícia militar na escola a fim de prevenir a ação de dellinquentes.
Na reunião o comandante da 8ª zpol apresentou dicas de segurança aos pais e alunos, assim como também frisou uma maior participação das famílias no enfrentamento da violência dentros das escolas através de uma comunicação constante entre família e escola.
O 10º BPM já vivencia uma experiência de sucesso no trato a violência nas escolas através da parceria com a escola Ciro Pimenta localizada no Conjunto Eduardo Angelim.
As atitudes suspeitas no entorno das escolas podem e devem, sempre, ser denunciadas para que a polícia faça a abordagem das pessoas suspeitas através dos telefones 190 (CIOp) e 181 (Disk Denúncia), frisou o Oficial PM. Embora a PMPA conte com o policiamento escolar, executado pela CIPOE (Companhia Independente de Policiamento Escolar) as Zonas de Policiamento também atuam na prevenção, principalmente cobrindo o entorno da escola com policiamento.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Mais um seguidor em nosso blog

Seja bem vindo Roberto Mendonça e obrigado por prestigiar o nosso blog, feito para manter-nos informados sobre diversos aspectos da Segurança Pública do Pará e Polícia Militar.

VII CURSO DE POLICIAMENTO MONTADO DO RCECS-PMERJ

A capacitação, especialização e treinamento de uma tropa especializada são imprescindíveis para uma boa atuação e eficácia das suas ações e operações. Sendo assim, preocupado com a preparação técnico-profissional do seu efetivo montado, o RCECS dá continuidade às suas instruções  através do VII Curso de Policiamento Montado para Oficiais e Praças/2011.
O curso será realizado nas instalações do Regimento de Cavalaria Enyr Cony dos Santos - Esquadrão Escola de Cavalaria no período de 31 de maio a 02 de setembro de 2011. Serão disponibilizadas 40 vagas para os policiais militares da PMERJ e 12 vagas para as co-irmãs. Para maiores informações os interessados deverão entrar em contato com o Departamento de Ensino DGEI ou RCECS através dos e-mails: dei@administrativo.pmerj.org, p5rces@hotmail.com ou pelos telefones (21) 2333-5972, 2333-6062, 2333-6930.

domingo, 24 de abril de 2011

CURSO DE ISOLAMENTO E PRESERVAÇÃO DE LOCAL DE CRIME - 7ª TURMA

Mais vinte policiais militares estão inscritos no Curso de Isolamento e Preservação de Local de Crime - 7ª turma, que funcionará no IESP, no período de 02 à 06 de maio de 2011.

Acesse a lista de inscritos da 7ª turma, clicando AQUI

CAODP inscreve até quarta-feira no IESP

Devido às convocações de última hora e em virtude do prazo ser exíguo para novas inscrições o IESP fará a inscrição dos convocados para o CAODP/2011 até a próxima quarta-feira, 27/04/2011. E, segundo informes do mesmo instituto a Polícia Militar de Brasília solicitou vagas para seus oficiais intermediários, o que demonstra o alcance do curso em nível de especialização promovido pelo IESP.

AS "DESPROMOÇÕES" DOS SARGENTOS DA PMPA

A análise do Major PM Luiz, Subcomandante do CFAP e bacharel em direito, discortina algumas questões relativas à cassação das liminares dos recém formados Sargentos da PMPA.

Para acesso ao blog Polícia Consciente, clique aqui

Coronel Giraldi esclarece sobre formação no tiro para preservação da vida

O coronel Nilson Giraldi, da Polícia Militar do Estado de São Paulo entrou em contato com o coronel Eledilson Oliveira, da PM do Pará para fazer alguns esclarecimentos a respeito do Método Giraldi.
Eledilson, por sua vez, encaminha os esclarecimentos ao blog SAIBA DAS COISAS:

"O Cel Eledilson fez o curso do 'Método Giraldi' diretamente comigo, por duas vezes, em São Paulo e p, portanto, à equipe brasileira do 'Método Giraldi'.
  Eledilson está registrado no CICV como professor do 'Método Giraldi'. Foi convocado pelo CICV para, junto com outros especialsitas, transversalizar o conhecimento.
Todos os que fazem curso do 'Método Giraldi' comigo são autorizados a formar novos professores nas suas respectivas polícias; tambem usuários.
Como o Cel Eledilson fez o curso diretamente comigo, todos os novos professores do 'Método Giraldi' formados por ele são tambm professores do 'Método Giraldi'.
Assim como os professores  formados pelo Cel Eledilson,  também podem formar novos professores do 'Método Giraldi'.
E esses novos professores podem formar outros professores, e assim por diante.
Isso ocorre em todas as Polícias Brasileiras; seria um absurdo se assim não fosse.
Por favor, divulgue tudo isso, o máximo que puder, na PMPA.
Abração".

Nilson Giraldi
Cel PMESP - Professor - Educador
Especialista em:  "Segurança Pública e Polícia" / "Uso Progressivo da Força" / "Gerenciamento de Crises" /  "Negociação" / "Polícia Comunitária" / “Direitos Humanos” / "Investimento e Valorização do Capital Humano do Policial" / “Relacionamento Familiar e Humano” / "Drogas, Dependência e Codependência Química" / Professor, Assessor e Consultor Internacional dessas áreas / Autor do "Método Giraldi"®

POSTADO PELO BLOG SAIBA DAS COISAS

Mais um seguidor em nosso blog

Aranaldo Rodrigues, agradeço a iniciativa de seguir o nosso blog e esperamos satisfazer suas necessidades de comunicação dinâmica e atualizada, voltada à difusão de assuntos de segurança pública e história.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Nosso blog atingiu 24000 visitas e 56 seguidores

Neste último sábado, atingimos a marca de 24 mil visitas e 56 seguidores, o que nos estimula a divulgar os fatos positivos de nossa corporação quase bicentenária e que caminha para os 200 anos com valorização da memória e história policial militar.
Desejo a todos uma semana santa repleta de paz e harmonia no seio de vossas famílias e um ótimo feriado!
"Quero agradecer a vocês, sobretudo como paraense, pelos relevantes serviços que prestam à sociedade", disse Simão Jatene aos Policiais Militares na noite desta quarta-feira (20), durante solenidade em homenagem a Tiradentes, Patrono das Polícias Militares do Brasil, realizada no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.
Em discurso, Jatene falou do seu orgulho de ser o Comandante em Chefe da corporação e ressaltou que é possível sim fazer do Pará um Estado melhor e que os policiais têm papel fundamental para isso. "Algumas pessoas lutam por coisas, outras por causas, a Polícia, em especial a Militar, luta por causas e por isso merece todo meu respeito. Vou contribuir para que a corporação seja cada vez mais respeitada pela sociedade", disse Jatene, complementando que está feliz com os resultados já alcançados nesse pouco tempo de governo.
Durante a solenidade, o governador entregou 104 Medalhas do Mérito Tiradentes, como forma de destacar e valorizar os profissionais militares. Para os civis que a receberam, representa o agradecimento pelo apoio prestado à Polícia Militar, seja pelas parcerias realizadas, seja pela ajuda direta e indireta para a realização das ações policiais.
"Joaquim José da Silva Xavier deixou para as Polícias do Brasil o seu legado heróico, fez da Independência do Brasil o motivo de sua existência, ao ponto de não se importar em morrer por ela, tornando-se mártir da nossa independência. Por seu comportamento heróico, Tiradentes foi escolhido para ser o Patrono das Polícias Militares do Brasil", disse o Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Mário Solano.
Também foram entregues medalhas do mérito Bons Serviços, concedidas a policiais com 10, 20 e 30 anos de serviço. Uma medalha especial, a Barros e Arouck, foi entregue ao coronel Carlos Eduardo Barbosa, pela criação do Manual do Calaveiro, uma publicação que contribui para as atividades da corporação. Promoções também foram realizadas na ocasião da solenidade.
Após a cerimônia, em um momento fora do protocolo, Simão Jatene disse aos policiais que fez questão de comparecer ao evento para dizer o quanto os respeita e que vai fazer o possível para que eles também sejam cada vez mais respeitados pela sociedade.
Um vídeo institucional marcante contou a história da PMPA e suas atividades diversas realizadas ao longo de quase 200 anos de história, de forma lúdica, com divulgação do dia a dia da corporação e dos projetos e programas sociais e de comunicação, as ações operacionais e as parcerias comunitárias.
Modernidade
A cerimônia teve transmissão on line pelo portal da PMPA, fruto de uma parceria com a Empresa de Processamento de Dados do Estado (Prodepa) e com apoio da empresa 3D Produções, que filmou e deu sustentação técnica à transmissão, fator que possibilitou que os policiais militares e suas famílias, mesmo distantes geograficamente, pudessem estar unidos via web.
A noite em homenagem a Tiradentes foi muito prestigiada e contou com a presença de grande público, entre policiais, convidados e familiares. Diversas autoridades do Município de Belém, Secretários de Estado e desembargadores, promotores de justiça e juízes participaram do evento.

Crédito das Imagens: Eunice Pinto/Agência Pará
Texto: Manuela Viana - Secom

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Educação à Distância e Ensino Policial Militar: a quebra de paradigmas e preconceitos.

A educação e o ensino à distância há muito tempo deixaram de ser motivo de gozação para se tornarem elementos indipensáveis quando se fala de ensino e tecnologia. A Senasp que o diga, com seus mais de quarenta cursos oferecidos aos servidores da Segurança Pública.
Vencendo preconceitos e quebrando paradigmas o Comando da Polícia Militar estuda a possibilidiade de inclusão de alguns cursos da plataforma Senasp nos desenhos curriculares dos cursos de formação da Polícia Militar do Pará, o que demonstra já uma abertura de visão por parte do Governo Estadual em relação ao que na campanha eleitoral veio a ser chamado de "ensino pen drive".
O estudo para adaptação da malha curricular será feito pela Diretoria de Ensino e Instrução que poderá vir a abrigar uma Seção de Ensino à Distância, voltada à oferta dessas disciplinas que complementarão a formação de Oficiais e Praças da PMPA e, ainda, estimularão a inclusão digital na corporação.
Papel de destaque também assumirá o CITEL/PM que tende a se tornar uma Diretoria e promover a educação tecnológica, além de ampliar a cobertura da rede de informática da PM com a possibilidade de vídeo conferência.

Cabo PM Gilard mais novo seguidor de nosso blog

Parabenizamos a decisão de seguir o nosso blog e abrimos espaço também para as contribuições de cada um dos nossos seguidores que como o Gilard lutam por dias melhores para nossa corporação.
Gilard, seja bem vindo!

Nossa Opinião sobre Eldorado dos Carajás

Tivemos espaço no Blog da Professora Edilza Fontes comentando a postagem referida no blog.]


Leia mais ...

NAEA PROMOVE PALESTRA SOBRE RESPONSABILIDADE SOCIAL E DIREITOS HUMANOS


NAEA - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos promove seminário

Tema: "Responsabilidade Social Corporativa e Direitos Humanos: Discursos e Realidades".
Realização: 27 abril de 2011, às 16h, no Auditório do NAEA.
Informações: Ministrante: Professora Adriana de Azevedo Mathis, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) e do NAEA.
fone 
» (91) 3201-8521
site » http://www2.ufpa.br/naea

domingo, 17 de abril de 2011

CAO convoca mais 11 Capitães PM

A Diretoria de Ensino e Instrução da PMPA convoca 11 Capitães para o CAODP/2011 promovido pelo IESP, em convênio com a UFPA, os quais deverão efetivar suas inscrições até o dia 20/05.

Mais informações, clique AQUI.

CURSO DE ISOLAMENTO E PRESERVAÇÃO DE LOCAL DE CRIME

A 6ª turma já está fechada e a 7ª turma inscreve até o dia 25/04/2011, já foram mais de 100 policiais militares formados. A Diretoria de Ensino e Instrução publicou no site da PM a listagem dos alunos da 6ª turma.

Confira, clicando AQUI

ELDORADO DOS CARAJÁS: 15 ANOS DE MUDANÇA NA PMPA

Acompanhando hoje o noticiário da blogosfera brasileira, encontrei uma postagem denominada "15 ANOS DO MASSACRE DE ELDORADO DOS CARAJAS", da lavra do Blog Brasil de fato, postado no Blog da Professora Edilza Fontes, professora de história da UFPA e uma militante aguerrida, uma das fundadoras do PT no Pará.
O texto muito bem escrito, apresenta apenas uma lado do episódio que todos conhecemos banhou em sangue o debate sobre a Reforma Agrária no Estado do Pará, com a PMPA sendo apresentada na mídia internacional como a mais violenta do Brasil e, principalmente, dando conotações de massacre a um episódio em que há vítima dos dois lados.
Recordando minha estada em Edlorado dos Carajás, em 2003, quando servia na Cavalaria da PM, como 2º Tenente PM, lembrei o quanto o efetivo do Destacamento local recomendava o cuidado com os sobreviventes e/ou familiares dos sequelados pela alta possibilidade de atentarem contra qualquer um de nós, estranhos ao local, e principalmente realizando algo que por eles não era cabível: o cumprimento dos mandados de reintegração de posse.
Embora avisados dos ressentimentos, demos continuidade à missão , cumprindo os mandados em Parauapebas, Curionópolis, Canaã,  Marabá, Breu Branco entre outros municípios do Sul e Sudeste do Estado, sem encontrar resistência.
Isso se deveu, com certeza, ao uso dos equipamentos não letais e das estratégias desenvolvidas no Comando de Missões Especiais, que agrupa as tropas de maior potencial ofensivo, dentro da doutrina de missções especiais e com comando único para agir de forma cirúrgica nos ambientes mais inóspitos e vencendo qualquer adversidade.
Paradoxalmente, o que temos desenvolvido só foi possível graças ao episódio de Eldorado dos Carajás, em 1996. 
Quinze anos nos separam daqueles dias, mas muita coisa é omitida em todas as análises ortodoxas a respeito, pois: 
1) A PMPA de 15 anos atrás, nem na Região Metropolitana nem no Interior do Estado não tem nada a ver com a PMPA de hoje.
2) A tecnologia não letal, menos letal ou de menor potencial ofensivo ou, ainda, de impacto controlado não estava acessível aos policiais militares daquela época.
3) Ninguém conta que vários policiais militares foram sequelados naquele fatídico dia, entre os quais um sargento que ficou cego.
4) Que sem-terras estavam armados, com armas ilegais, e dispararam contra a PM;
5) Que a tropa que esteve na linha de frente não tinha qualquer preparo para condução e controle de distúrbios e o Batalhão de Choque ainda se deslocava para o evento quando o confronto explodiu;
6) Que os PMs sequelados não tiveram qualquer demonstração por parte do Estado de que lamentaria tal desfecho ou receberam qualquer indenização senão aquelas que já descontam de seus ordenados para fazerem jus a tal direito;
7) Que a condenação dos "mandantes" personificados nas figuras do CEL PM PANTOJA e do MAJ PM OLIVEIRA sem a condenação dos demais policiais militares subordinados criou uma novidade jurídica: a condenação dos mandantes, num crime que não teve executores, demonstrando cada vez mais que o Estado nacional e a justiça ainda está longe de saber resolver conflitos de responsabilização militar para o qual não tem qualquer compreensão, responsabilidade que caberia aos Tribunais Militares;
8) Que os PMs correram e sentiram nas veias o medo de serem mortos no episódio, demonstando a mesma humanidade a si negadas em todas as instâncias dos tribunais dos pseudo defensonres dos direitos humanos; 
9) Que a questão da posse, uso, invasão, esbulho, reintegração, manutenção de posse é menos caso de polícia e mais questão jurídica, social e econômica que a PMPA não tem como resolver, salvo se se tornasse uma milícia revolucionário marxista e impusesse a ditadura militar nos moldes de Cuba;
10) Que via de regra, os movimentos sociais encontram na polícia os seus alvos preferidos para criar mártires, heróis e vítimas, onde a provocação só cessa quando o uso da força física, monopólio do Estado é exercido. 
Engolir calado discursos eivados de preconceitos e falsas-verdades é no mínimo ser omisso quando a necessidade de a verdade contribuir para a construção democrática da sociedade brasileira.
Eldorado, nosso pesar a todas as vítimas deste triste episódio, marca da incompetência política em resolver questões sociais, econômicas e agrárias no dito Estado democrático de direito.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

IV Curso de Operações de Choque PM/2011 teve aula inaugural.

Nesta última quinta-feira (14), às 09h00, no auditório do Comando Geral, aconteceu a Aula Inaugural do IV COPC/2011, que capacitará 46 militares, oficiais e sargentos, para atuarem nas situações de controle de distúrbios. O evento contou com a participação do Cmt Geral, Cel PM Solano; Sub Cmt Geral, Cel PM Carlos; Cel PM Reis, Diretor de Ensino e Instrução; Ten Cel PM Silveira, Diretor de Finaças, entre outras autoridades.
O palestrante foi o CEL PM R/R Mauro Calandrine, que exerceu os comandos do BPChoque, do CME e da Polícia Militar, tendo destacada participação na reestruturação que o BPChoque sofreu no início do século XXI. Bastante emocionado pela presença de vários policiais militares que serviram no BPChoque em outrora, o palestrante abordou as qualidades, as necessidades e os desafios enfrentados quando da implantação do Comando de Missões Especiais, dentre outros assuntos concernentes à doutrina do policiamento de choque a fim de motivar os alunos para o curso.
No que concerne aos 46 alunos 36 são Policiais Militares da PMPA e as 10 vagas restantes foram distribuídas na seguinte ordem: 02 PMSE, 02 PMRO, 02 PMPB, 01 PMRN, 01 PMSC, 01 EXÉRCITO, 01 MARINHA.
O curso iniciou na quinta-feira (14) e finda no dia 26 de maio, dia em que o Batalhão de Choque da PMPA
completa 19 anos de existência, tendo como Diretor o Major PM Leão Braga.

8ª ZPOL PRENDE MAIS UM ASSALTANTE

A população do conjunto Eduardo Angelim recebeu com satisafação a notícia da prisão do infrator Leilson Santos da Silva, vulgo"bocão". O referido cidadão  infrator estava há bastante tempo sendo procurado pela polícia militar pela prática de vários delitos. Na noite da última quarta-feira(16), por volta de 22h00, após cometer um assalto na área do conjunto Eduardo Angelim, "bocão" juntamente com o seu comparsa conhecido pela alcunha de "rato" foram surpreendidos pela guarnição da 8ª ZPOL  composta pelos SGT JÚLIO COSTA e SD RAIMUNDO. Bocão foi preso e autuado em flagrante na Seccional de Icoaraci por roubo, rato, entretanto, conseguiu escapar do cerco policial. Com ações dessa ordem a 8ª Zpol vem trazendo tranquilidade às comunidades de Icoaraci e adjacências.
Quem tiver informações sobre ocorrências policiais, tráfico de drogas etc, ligue 190 (CIOp) ou 181 (Disk Denúncia).
* Materia enviada pela 8ª ZPOL

domingo, 10 de abril de 2011

IESP e IML promovem curso de Isolamento e Preservação de local de crime

Nesta segunda-feira, 11/04, o IESP e o IML realizam o curso de isolamento e preservação de local de crime, que está na sua 5ª turma.

INSCRIÇÕES PARA A 6ª TURMA:
A Diretoria de Ensino e Instrução informa que estão abertas as inscrições para a 6ª turma do Curso de Isolamento e Preservação de Local de Crime, promovido pelo IESP e CPC “Renato Chaves”, realizado de 25 à 29 abr 2011, das 07h30 às 12h00.
Inscrições: Serão feitas na DEI, a partir das indicações dos Comandantes de Zpol, CIPM, BPM e COInt/RMB através do email: dei.esp@pm.pa.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

8ª ZPOL COMBATE O TRÁFICO DE DROGAS

No último dia 05 de marçode 2011, foi preso pela guarnição da 8ª zpol composta pelo CB PM ALMEIDA e SD PM ANJOS o nacional LUCIANO NASCIMENTO DE SOUZA, vulgo "PIVETE". Através de denúncia a  guarnição acima chegou até o cidadão infrator que estava escondido em uma casa no bairro do Tenoné. Juntamente com PIVETE foi encontrado 693 gramas de maconha prensada. PIVETE é acusado der 7 (sete) homicídios e é considerado o terror no bairro da Cabanagem, além de ser um dos colaboradores do traficante DOTE. 
A prisão desse delinquente representa mais uma vitória da Polícia Militar na guerra contra a criminalidade e contra o tráfico de drogas na capital paraense, ajude a PM a ajudar você, ligure 191 (Disk Denúncia).
Cada traficante retirado de circulação promove uma vida mais tranquila para o cidadãos honestos que podem gozar de paz nas ruas, bem como é menos um que poderia oferecer drogas aos seus filhos, pensem nisso!!!
O telefone 191 é atendido por uma central em que você não precisa se identificar e, na maioria das vezes, tem surtido o efeito esperado, se consagrando como mais um cana eficiente de acesso da sociedade paraense aos serviços da Polícia Militar.
A PMPA é sua parceira, com centenas de viaturas empregadas na capital do Estado, a serviço do cidadão, contribua com as informações pelos fones 190 e 181. Em casos de abuso contra crianças e adolescentes ligue 100.

Fonte: 8ª ZPOL/10ºBPM

SIGPOL FAZ TREINAMENTO NESTA SEGUNDA-FEIRA

O Sigpol - Sistema de Gestão Policial nesta segunda-feira, 11/04/2011, faz treinamentos de policiais militara es do Comando Geral para aperfeiçoar o uso do sistema existente há quase dois anos na PMPA.
O Sigpol foi desenvolvido e é gerenciado pelo Citel - Centro de Informática e Telecomunicações da PMPA e vem sofrendo aperfeiçoamentos constantes, o que requerem que a tropa passe por treinamento para conhecer as novas ferramentas do sistema e poder atualizar os dados de suas OPM's. 
A novidade está por conta do novo sistema de protocolos que o SIGPOL está abrigando e que permitirá a busca mais ágil dos documentos em tramitação na PMPA.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Curso de Operações de Choque iniciam segunda-feira, 11/04/2011

Após o intervalo de mais de cinco anos sem o curso de operações de choque, Oficiais e Praças do Batalhão de Choque da PMPA iniciam na próxima segunda-feira a formação de 46 alunos, dentre os quais um Oficial do Exército Brasileiro e um Oficial da Marinha do Brasil (precisamente do Corpo de Fuzileiros Navais).
Entre os Oficiais PM estão dois do Estado de Rondônia, dois da Paraíba, dois de Sergipe, um de Santa Catarina e um do Rio Grande do Norte. Os Oficiais e Praças (Sargentos) da PMPA somam 36 policiais militares, com participação de 08 do interior do Estado.
O curso foi aprovado no mês passado e a seletiva encerrou na última terça-feira com o teste de aptidão física individual, critério utilizado para a distribuição das vagas para o curso, tendo em vista que o vigor físico é uma qualidade indispensável ao policial de choque.
Além dessa característica o choqueano deve ter: controle emocional, agressividade controlada, resistência à fadiga, espírito de corpo, persistência, capacidade de raciocínio sob efeito de stress e disciplina segundo nos informou o Capitão PM Davison, um dos coordenadores do curso que asseverou o alto grau técnico do curso e a imperiosa necessidade de que os policiais militares submetidos a esse treinamento vençam seus medos e superem os limites impostos pelas mais diversas condições adversas, o que proporciona melhoria na qualidade técnica do homem de choque.
A apresentação dos alunos será na segunda-feira, 11/04/2011, no quartel do Batalhão de Choque da PMPA e, após 45 dias estarão em condições de comandar e auxiliar no comando de tropas de intervenção e prontos para missões de restauração da ordem pública conhecendo todas as técnicas e tecnologias não-letais disponíveis nas tropas de choque, contudo o preparo do policial de choque, segundo o comando do BPCHOQUE é uma constante na vivência do Batalhão.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Violência na Escola do Rio: algumas questões pertinentes

Pela manhã, ao despachar uma série de documentos sobre o Curso de Operações de Choque, na Diretoria de Ensino, assisti consternado e perplexo as notícias dos telejornais que davam conta da trajédia no Rio de Janeiro, onde uma escola municipal do bairro de Realengo sofreu o ataque de um jovem desajustado que promoveu uma carnificina.
Doze "brasileirinhos" como disse a Presidente Dilma Roussef, muito abalada, perderam a vida no dia de hoje vítimas de um ato de violência e covardia de alguém que não foi homem suficiente para responder pelos seus atos e cometeu suicídio.
As especulações a esse respeito são inúmeras: será que ele cometeu suicídio ou o policial militar ceifou a vida do agressor? Será que essa trajédia poderia ser evitada? Quais os motivos levaram esse jovem a tamanho ato de barbárie? Por que as escolas são tão vulneráveis? O que se pode fazer para evitar isso?
Um monte de jornalistas inescrupulosos propala as imagens e divulga sem dor nem piedade a dor e o sofrimento das famílias das vítimas, onde pelo menos 22 pais choram a perda de filhos e filhas e muitos outros estão abalados com o "medo" de atos de terror como esse atingir seus filhos.
Então, vamos tentar discutir algumas questões que podem lançar luzes sobre a questão e propor sugestões para que sejam evitados atos como esses.
Todos nós o sabemos como é rigoroso o embarque num aeroporto, talvez o exemplo máximo do cuidado e da prevenção de riscos, modelo que incomoda os mais "liberais" e defensores do direito de "ir e vir" sem ser molestado, mas ora é o Estado que tem o "monopólio da violência" e do uso da força contra os malfeitores então, justo seria que o Estado promovesse ações de Segurança Pública que atendessem ao rigor de preservar a segurança individuais e a incolumidade das pessoas e do patrimônio.
Então, passemos à primeira pergunta: o assassino praticou também o suicídio ou foi morto pelo policial militar que atendeu à ocorrência? Parece irrelevante tal questão, pois se o agente público agiu assim, agiu dentro a excludente de ilicitude (legítima defesa) e não há o que se falar em excesso, contudo as notícias demonstram que o jovem premeditou toda a ação e tinha como escapatória para a condenação pública a alternativa de ceifar a própria vida.
Além disso, a segurança do Sargento PM que atendeu à ocorrência demonstrou claramente que o policial militar tinha segurança no que estava fazendo e segurança no que estava dizendo, sem demonstrar qualquer sinal de que as coisas tenham se dado de modo diferente. Parabéns ao Sargento e à Polícia carioca por contar em suas fileiras com pessoas preparadas e comprometicas com a causa pública, o que é típico dos policiais militares que juram defender as pessoas, a democracia e o Estado, mesmo com o "sacrifício da própria vida".
Será que essa trajédia poderia ser evitada? Lógico que poderia. Acompanhando as reportagens não se observa qualquer referência à presença de vigilantes, porteiros, inspetores, supervisores escolares. Nada. Somente se tem claro que o agressor teve todas as facilidades para adentrar na Escola e utilizar de uma "história-cobertura" que não foi checada por ninguém.
Que palestrante é esse que não apresentou qualquer documento da Escola que o convidasse para a palestra? Que palestra é essa que ninguém na Escola sabi? Estes são elementos suficientes para que na portaria esse rapaz fosse impedido de adentrar na escola e a polícia fosse chamada.
Outra questão pertinente é a falta ou insuficiência de policiamento escolar em boa parte das escolas públicas brasileiras e, em especial, nesse caso a escola é municipal. Ora, cabe ao município instituir suas Guardas Municipais para a defesa do patrimônio municipal e, assim, as Guardas Municipais no afã de se tornarem polícias e a despeito de toda a boa intenção nesse sentido, deixam de fazer as suas obrigações. Espaços públicos como escolas, prédios públicos em geral, praças, logradouros, museus, parques entre outros, são locais que o Poder Público municipal deve manter o olhar vigilante de seus guardas. Mas isso ocorre? Sim, mas precariamente, pois o foco atual é tornar polícia as guardas municipais, embora a Constituição Federal não as relacione como polícias. Mais interessante é entrar na mídia sensacionalista e ver-se em blitz, operações policiais, prendendo, apresentando, dando entrevistas combatendo a criminalidade. A prevenção, o cuidado, a antecipação ao delito pela vigilância constante parecem dimensões de pouca importância para as guardas municipais brasileiras. Lembro que há algum tempo atrás, quando o Comandante da Gda Municipal de Belém era o Coronel PM Marcos Souza Machado a GBel iniciou um processo de treinar seus homens para utilizar de cães e até começou um processo de aquisição de cavalos, tudo isto como alternativa ao uso de armas de fogo, tendo em vista a atingir dois objetivos básicos: 1) Dar a GBel um caráter preventivo; 2) Dar maior segurança às ações preventivas da GBel enquanto não se resolvia a questão do porte ilegal de arma de fogo de alguns guardas, os quais estavam na Polícia Federal como contraindicados para o uso de arma de fogo.
Ora, como transformar em polícia as guardas que não resolveram problemas basilares de formação e treinamento de seu efetivo. Alguém jé esqueceu que há anos atrás o Ministério Público ofereceu denúncia contra a contratação de guardas municipais "genéricos" em Belém, onde bastava uma carta de algum político para a contratação. Isso é não levar a segurança pública a sério.
Isso é contribuir para a proliferação das ações de violência, pela banalização da atividade que requer preparo constante e para qualquer situação. A sugestão nesse sentido seria: as Guardas Municipais ocuparem todas as escolas municipais, todas as praças e todos os logradouros públicos, de forma eficiente, eficaz e efetiva. Quando isto acontecer, delitos como os de hoje seriam evitados e coibidos pela presença física do agente de segurança pública.
Quais os motivos levaram esse jovem a tamanho ato de barbárie? Pouco imorta agora a análise psico-social do agressor quando isso não foi feito no ambiente da escola, quando não temos um plano nacional sério de atendimento à saúde mental. Alguém procura preventivamente um psicólogo, psiquiatra e um psicanalista? Bom, se for classe média alta, e da classe A, logicamente que as consultas a esses profissionais são frequentes, mas no que concerne às outras categorias sociais menos favorecidas já é difícil o atendimento público por médicos clínicos e por alguns especialistas e, no caso dos profissionais acima, a ação fica por conta da repressão às crises instaladas e logo que há a melhora os hospitais públicos de saúde mental dão alta aos pacientes, não havendo acompanhamento sério, constante.
Lembrei que um jovem nos Estados Unidos apresentava problemas de distúrbios de relacionamento observados pelos professores que informaram às autoridades das escolas que nada fizeram e meses depois o jovem cometeu uma carnificina na Escola. Nossos professores brasileiros são preparados para identificar traços de desvio de humor e personalidade? Acredito que não, pelo menos como licenciado em história pela Universidade Federal do Pará tal treinamento não me foi proporcionado.
É necessário treinar equipe técnica e professores para identificar esses quadros e tomarem às providências para o tratamento dessas pessoas. Há um tempo atrás as Associações de Pais e Mestres, instituições que arcavam com alguns custos para manutenção das escolas públicas, promoviam o entendimento entre professores e pais evitando conflitos e orientando para a individualização no tratamento dos alunos, caso por caso. Mas, com o advento do FUNDEF, do FUNDEB os Conselhos Escolares foram esvaziados do interesse pela causa comum e se tornaram apenas gestores de recursos, quando fazem o seu papel. Em geral, apenas aprovam as contas dos diretores.
É necessário que a Escola pública seja um espaço de socialização e respeito da diferença em todos os aspectos, coibindo seriamente o bulling e com profissionais preparados, inclusive, para situações de risco. Nossos professores sabem utilizar um extintor de incêndio? As escolas possuem saída de emergência, hidrantes, alarmes, contato direto com a polícia? Acho que não e, tudo isso tem que existir no ambiente escolar, pois a escola não está imune a tudo isso, mas alguns se preocupam com outras questões e o policial para alguns pedagogos tem que ficar fora da escola por conta dos "anos de chumbo".
Engraçado com isso é que 95% dos policiais militares e civis na ativa ingressaram nas corporações depois de 1985, logo depois do final da Ditadura Militar e de nada sabem sobre as "práticas de tortura" e "repressão política", no meu caso por exemplo, ingressei na corporação em 1994, logo depois do IMPEACHMENT e na minha escola "Instituto Lauro Sodré" promoviamos as passeatas dos "cara pintadas", juntamente com uma rede de escolas do eixo Almirante Barroso, entre as quais COSTA E SILVA, PEDRO AMAZONAS PEDROSO, ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DO PARÁ e SOUZA FRANCO, movidas pelos Grêmios Estudantis e, lembro, éramos protegidos pela polícia que nos acompanhava com ar de concordância com nossas passeatas.
A escola como a sociedade deve ser um espaço de exercício da cidadania e para esta ser exercida, a polícia tem que estar na escola.
Por que as escolas são tão vulneráveis? Porque não demonstram que são seguras. Nelas qualquer pessoa entra de qualquer maneira sem ser questionada, investigada, identificada. Existem até práticas pornográficas e iniciação sexual no ambiente escolar como o Youtube tem mostrado de vez em quando na postagem de vídeos que o ambiente escolar é tido como o fetiche para a produção desses vídeos e como troféis são disputados e repassados pelos wi-fi, bloototh e outros recursos tecnológicos digitais. A
escola não tem mais sido ambiente da reprodução de valores sadios para a manutenção da sociedade moralmente sustentável. A omissão se tornou a tônica de muitos profissionais da educação que por medo de dizer NÃO acabam por liberarem tudo.
A própria reprovação do aluno não é mais temida, pois no final do ano, alguns conselhos escolares ditribuem notas como bonificação aos alunos, pois não pode haver taxa de reprovação alta, pois isso faz cair o índice da educação básica e coloca a escola em xeque no ranking nacional. Isto ninguém quer, apenas deve ser uma escola de resultados positivos demarcados nas estatísticas vitoriosas, mas com a reprodução de analfabetos funcionais. A escola deve recompor sua identidade e promover, verdadeiramente, a educação na mais completa acepção da palavra.
O que se pode fazer para evitar isso? Há evidentemente muito o que fazer e cada um tem parcela de responsabilidade nisso, mas providências macroestruturais devem ser feitas, tais como a coibição rigorosa e exemplar do porte ilegal de armas de fogo; o desenvolvimento de uma cultura social sustentável baseada na moralidade, na humanidade, na responsabilidade de todos os membros do pacto social com a segurança e bem estar de todos e de cada um, combatendo-se o egoísmo e a indiferença.
A polícia deve estar presente na escola, no policiamento e em programas como o Proerd e outros que levem as crianças para o ambiente dos quartéis. Treinamento para profissionais da educação sobre os mais variados aspectos ligados à segurança individual e coletiva e, principalmente o comprometimento de todos e cada um dentro de sua atribuição. No seu conjunto, tais ações poderão inibir comportamentos como desse terrorista que ontem ceifou a vida de 12 "brasileirinhos".
Defendamos, pois, o futuro do Brasil com ações efetivas já!

quarta-feira, 6 de abril de 2011

HISTORIADOR DO IPHAN VISITA EDIFICAÇÃO DA PMPA

O prédio do antigo 2º BPM, localizado na rua Gaspar Viana 746, esquina com Avenida Assis de Vasconcelos foi visitado na manhã de hoje pelo Historiador Adler Homero da Fonseca, que estuda armemento e equipamentos militares há mais de 20 anos.

Acompanharam a visita os historiadores da PMPA, Capitão PM Charlet e Tenente PM Gaudêncio, aos quais foi exposto por Adler Homero a grande possibilidade da construção do 2º BPM ser do período anterior aos anos de 1850, pois a concepção da obra lembra os quartéis-prisão referidos por Michel Foucault, no livro Vigiar e Punir.
 
Adler Homero mostrou-se entusiasmado com a reforma da edificação e retorno do uso como quartel policial militar, que demonstra a necessidade da parceria com a iniciativa privada para a preservação do patrimônio histórico nacional, assim como frisou da importância de se constituir o Centro de Memória da PMPA seja pela possibilidade de captação de recursos federais, seja pelas possibilidades de diversos usos do espaço sem deixá-lo preso às concepções ortodoxas de museu.
O historiador carioca segue hoje para o Rio de Janeiro, de volta ao trabalho no IPHAN-RJ, levando boas impressões das iniciativas de preservação do patrimônio histórico da Polícia Militar do Pará e fez votos de sucesso no reordenamento do uso cultural do prédio.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Curso de Operaçõe de Choque - TAFI realizado na RMB

Os cinquenta policiais militares inscritos às vagas do Curso de Operações de Choque realizaram ontem e hoje o exercícios físicos relativos ao TAFI (teste de aptidão física individual) para a obtenção de vagas ao curso.

Amanhã a Diretoria de Ensino e Instrução deverá processar a matrícula dos candidatos considerados aptos para que o curso comece na próxima semana. O TAFI foi concluído com a prova de natação na piscina da Escola Superior de Educação Física, no final da manhã.
O curso deverá ter entre seus alunos um Oficial do Corpo de Fuzileiros Navais e outros Oficiais PM do Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraíba e Rondônia, o que demonstra o alcance e a repercussão da formação em choque da tropa paraense.

Fortificações Militares na Amazônia são discutidas no Fórum Landi

O professor Adler Homero, em palestra no Fórum Landi, na tarde de hoje, na UFPA, apresentou um quadro rico da composição, distribuição e sentido das fortificações na Amazônia, destacando o Pará e o Amapá pelo conjunto arquitetônico.
Longe de somente lançar luzes sobre a arquitetura e as estratégias de defesa da região amazônia, as fortificações apresentam uma riqueza de indícios quem ajudam a remontar a história regional. Peças de artilharia, artefatos de guerra, vestígios de garrafas, moedas, peças de fardamentos entre outros utensílios de uso militares apresentam uma variada possibilidade de interpretação do cotidiano dos quartéis.
Alicerçado na documentação acerca das experiências e discursos militares é possível, segundo o palestrante, entender inclusive a lógica dos empreendimentos militares que eram as fortificações. Tais locais poderiam ser construídos e mantidos por particulares, o que aconteceu com boa parte na Amazônia e tal empreendimento gerava lucro tanto à coroa quanto ao empreendedor.
A malha de defesa também poderia estar ligada a uma malha de corrupção e desmandos, onde os soldos dos militares poderiam constar num mapa de efetivo, mas na realidade tais militares nunca terem existido e, assim, os comandantes militares poderia se regalar em soldos dos subordinados "virtuais".
Outra observação interessante de se destacar na fala do Prof. Adler Homero diz respeito ao grande efetivo de militares na população, em termos proporcionais, o que veio a ser reduzido ao longo do período monárquico e do período republicano.


TRACUATEUA EM CLIMA DE SEGURANÇA PARA A ELEIÇÃO DO NOVO PREFEITO

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará informou divulgou a vitória nas eleições suplementares em Tracuateua de Nelson Pinheiro da Silva, da coligação PT, PTB, PSDC, PSB e PT do B.
A eleição suplementar deveu-se à cassação, em 2009, do prefeito antecessor sob acusação de abuso do poder econômico e compra de votos durante a sua eleição.
Nelson Silva era presidente da Câmara Municipal e exercia a função de prefeito interino. Ele obteve 5.518 votos, representando 36,68% dos votos válidos do município que possui 19.567 eleitores.
A segurança das eleições suplementares do município de Tracuateua no dia 3 de abril, foi garantida pela Polícia Militar nos 32 locais de votação, inclusive na ilha de Quatipuru-miri.
O efetivo empregado na operação foi da ordem de 138 policiais militares, incluindo efetivo do Batalhão de Choque, 11º BPM e do Grupo Tático do Comando Regional VII, sob a Coordenação do Capitão PM Dayvid Sarah Lima, Comandante da 5ª CIPM, subunidade responsável pelo policiamento em Tracuateua, Vizeu, Bragança e Augusto Corrêa.
O trabalho da Polícia Militar "teve efetivamente cunho preventivo, antecipando-se às ocorrências, inibindo os delitos", como informou o Capitão PM Dayvid, que destacou, inclusive, o apoio do Ministério Público Eleitoral da 13ª Zona, Tribunal Regional Eleitoral-PA e da Polícia Civil.
Ao final foi contabilizada a vitória da democracia, da ordem e da tranquilidade pública, seja pelas ações preventivas das forças de segurança, seja pela índole ordeira da sociedade tracuateuense.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

CAPITÃO PM MIRANDA NO DENATRAN

O CAP PM Erick Alexandre Martins Miranda, atualmente como membro do conselho estadual de trânsito, representando a PMPA, esteve no período de 13 a 19 de março no DENATRAM (Departamento Nacional de Trânsito), na capital federal; a fim de participar de instruções e orientações acerca de gestão no trânsito. Participaram também do evento as servidoras Bethania Beleza e Regina Fialho, Secretária Executiva e Assistente Administrativa do CETRAN, respectivamente. Além da visita ao presidente do DENATRAN, Sr. Orlando Moreira da Silva e a Sra Rosimeire Amaral, responsável pela municipalização dos membros do CETRAN, os visitantes participaram de instruções sobre o processo de municipalização, funcionamento dos sistemas: FUNSET, RENAVAM, RENACH, RENAINF e das reuniões do conselho nacional de trânsito e câmaras temáticas.

Fonte: Ascom/PMPA Site Oficial da PMPA.

domingo, 3 de abril de 2011

Nosso blog com 23 mil visitantes

Agradecemos a todos que visitaram nosso blog nesse mês de março, pois graças a vocês atingimos 23 mil visitas, demonstrando que conquistamos a confiança e credibilidade de nossos leitores.
Obrigado!

Sociedade Amigos da Marinha

Tomou posse a nova diretoria da Sociedade Amigos da Marinha - Soamar – O almirante Rodrigo Otávio deu posse no último dia 31/03 presidente Raul Ramos Moreira e diretoria. As metas principais para 2011 são: o recadastramento dos mais de 500 amigos da Marinha, convenção regional e uma ampla campanha de coleta de sangue para o Hemopa, entre outras ações.

JUSTIÇA COMEÇA A MORALIZAR AS CASAS PENAIS

Condenados os seis acusados de matar detento

Após 13 horas de julgamento, foram condenados a 21 anos de prisão em regime fechado seis acusados da morte do detento Raimundo Nonato Barbosa de Souza, conhecido como “Careca”, 32 anos. O crime ocorreu em novembro de 2007, dentro do Presídio Regional de Redenção.
O julgamento foi realizado no Fórum de Justiça de Redenção. Dos treze jurados selecionados pelos advogados de defesa e acusação, apenas sete participaram do júri, que foi formado por três homens e três mulheres. Eles aceitaram a tese da promotoria, que pediu a condenação de Alex Costa Gomes, Clodoaldo Sobrinho de Pereira, Juscinei Xerente, Rutemberg Silva Freitas, Wanderley Pereira Pinheiro e Rosimar Queiroz Sobrinho, pelo crime de homicídio qualificado por motivo fútil.
Os depoimentos do agente prisional Marcos Antônio e da detenta Jarlene Fernandes Martins foram fundamentais para o trabalho da acusação, que ficou a cargo dos promotores João Batista Araújo Cavaleiro e Ítalo Costa Dias.
Em seu depoimento, a testemunha Jarlene Fernandes, que na época do crime cumpria pena na penitenciária de Redenção, disse que viu os seis acusados estocarem a vítima Raimundo Nonato e arrastarem o corpo de dentro da cela C-3 para o corredor do pavilhão do presídio.
A detenta disse também para o juiz Haroldo Silva da Fonseca, titular da 2ª Vara Penal da Comarca de Redenção, o qual presidiu o julgamento, que dois dos seis acusados jogaram água quente em “Careca”, que levou mais de 30 estocadas, tendo morte instantânea.
O agente prisional Marcos Antônio, conhecido por “Marcão”, afirmou que viu os seis acusados agredirem a vítima, que não teve nenhuma chance de defesa.
Dos seis acusados, somente o presidiário Rosimar Queiroz Sobrinho assumiu ter participado do crime. “Eu matei sozinho o ‘Careca’. Não foi preciso a ajuda de ninguém”, disse o acusado para o juiz Haroldo Fonseca. Os demais acusados negaram a participação no crime, dizendo que nada viram e nada sabiam do que havia ocorrido no dia do crime.
Diante das interrogações do promotor João Batista, Rosimar não revelou o motivo que o levou a assumir a culpa, se as testemunhas haviam dito que ele e os demais acusados estavam na cena do crime.
“Não tenham dúvida de que esses seis homens aqui foram os autores das trinta estocadas que mataram um companheiro de carceragem, que estava preso acusado de furto”, afirmou o promotor João Batista.
O principal argumento da defesa dos acusados, que foi feita pelo defensor público Joaquim Azevedo, era de que as provas eram insuficientes para condenar cada um dos acusados, pois existiam algumas contradições nos autos do inquérito policial.
Entretanto, a defesa não conseguiu convencer os jurados que votaram pela condenação de todos os seis acusados. De pé, cada um dos acusados ouviu o juiz Haroldo da Fonseca proferir a sentença de 21 anos de prisão, a ser cumprido a princípio em regime fechado na Penitenciária Estadual de Americano, localizada na Região Metropolitana de Belém.
Eles já foram levados para a Penitenciária de Americano, escoltados por agentes prisionais e uma guarnição da Polícia Militar da capital do Pará. (Diário do Pará)Domingo, 03/04/2011, 13:01:49

sábado, 2 de abril de 2011

Belém entra no radar internacional com show do Iron Maiden

Jornal do Brasil, 02/04/2011
Versão Digital


Com um público estimado em cerca de 11 mil pessoas, segundo informações da polícia, Belém do Pará entrou oficialmente para o radar dos shows internacionais.
O grupo entrou no palco no Cidade Folia com apenas alguns minutos de atraso - o show estava previsto para começar às 21h - e fez o set pronto que já tinha apresentado em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília (segundo fãs nas redes sociais do Twitter e Orkut). Entre os intervalos de uma música e outra, o vocalista Bruce Dickinson comentou que era uma "honra" estar pela primeira vez em Belém, dizendo que a família do metal se espalha pelo mundo. Ele ainda lamentou a terrível tragédia que devastou várias áreas do Japão após um terremoto, seguido de um tsunami, e disse estar chateado por não poder tocar no país até que as coisas se acalmem.
A abertura do espetáculo ficou a cargo do grupo de metal nacional de Belém do Pará, Stress, que tem cinco discos (duas coletâneas) e se autoproclama a primeira banda de heavy metal do País, já que ela foi fundada em meados dos anos 1970.
De acordo com a prefeitura da cidade, mais de 300 trabalhadores locais ajudaram na montagem do palco e organização do espetáculo, que ainda passará por Recife e Curitiba.
Com informações da prefeitura de Belém do Pará, Polícia Militar do Estado do Pará e organização do show.

Agente prisional é flagrado com crack na cueca

Publicidade
Sábado, 02/04/2011, 09h21
Diário do Pará On Line
Na manhã de ontem, o agente prisional Valdenor Pereira da Costa, 42 anos, foi flagrado com uma pedra de crack dentro da cueca. Uma revista de rotina nos agentes que trocavam plantão revelou a camuflagem da droga.
Ele tentava entrar no Centro de Recuperação Agrícola Mariano Antunes (Crama), em Marabá, onde é servidor contratado há nove anos por indicação de uma ex-deputada estadual de Marabá.
Quando foi flagrado, Valdenor da Costa chorou pediu perdão, disse que estava arrependido e implorou para não ser preso, ameaçou até se matar, mas todos os apelos foram em vão.
O acusado foi preso e conduzido à Seccional Urbana da Cidade Nova, onde foi autuado pelo delegado Renato Lopes Tarallo pro tráfico de drogas. Ainda ontem ele ficou de ser transferido para o presídio Anastácio das Neves, em Belém.
Na verdade, o agente prisional já estava sendo alvo de investigação conduzida pelo próprio diretor da casa penal, capitão Emmett Alexandre da Silva.
A prisão pode revelar uma teia de servidores com envolvimento com traficantes dentro do Crama, uma vez que são recorrentes as denúncias da existência do tráfico de drogas naquela casa penal.
ENTREGA
A droga ia ser levada para um detento que a direção da casa penal identificou pelo prenome “Eduardo”, mas há desconfiança de que seja nome fictício.
“Sabemos que, se ele fornecer o nome do traficante, pode ser assassinado, pois o tráfico não tolera delator”, comentou o capitão Emmett da Silva. O militar não descarta a possibilidade de haver outros agentes prisionais envolvidos com traficantes, mas não declinou nenhum nome.
“Na nossa administração, não aceitamos desvios de conduta e avisamos para todos os servidores que, se por acaso tiver algum envolvimento com algum criminoso, que pare, pois iríamos cortar na carne”. (Diário do Pará

Agenda Mínima da PM em fase de conclusão

Na manhã de ontem (01/04/2011; 10h30), reuniram-se no Auditório do Comando Geral da PMPA os Oficiais PM dos órgãos de direção setoria e comandos operacionais intermediários da Região Metropolitana de Belém a fim de continuar os trabalhos de definição da Agenda Mínima da PM para os 04 anos de governo.
Os trabalhos foram prolongados até a tarde, quando o Estado-Maior Estratégico recebeu de cada OPM envolvida no processo as propostas de suas áreas para a construção da redação final e, até o final da manhã de segunda-feira a Agenda Mínima da PMPA terá sido elaborada e seguirá para apreciação do Governador.
Paralelo a isso, o  Estado-Maior continua elaborando o Planajamento Estratégico da PMPA.

Jogo Paysandu x Bahia inaugura acesso à internet no Mangueirão


30/03/2011; 23:41
Manuela Viana
Secom/Agência Pará Notícias

Torcedor acompanha o jogo pelo celular
Os torcedores que estiveram no Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão) na noite desta quarta-feira, 30, para assistir ao jogo entre Paysandu e Bahia, válido pela Copa do Brasil, experimentaram o acesso direto e gratuito à internet, através do novo sistema Wi-Fi instalado pelo Governo do Estado. A nova rede faz parte do programa de inclusão digital e social NavegaPará.
"Antes assistíamos aos jogos ouvindo um radinho de pilha. Hoje, estamos acompanhando a partida conectados à internet, o que é fantástico, pois podemos enviar fotos, áudio e fazer comentários em tempo real sobre a partida para milhares de pessoas, de qualquer parte do país e do mundo", comentou o publicitário Glauco Lima, que assistiu ao jogo enquanto comentava a partida através da rede social Twitter. "Acredito que essa iniciativa do governo vai muito além de modernizar a programação esportiva, ela proporciona uma grande divulgação do Mangueirão, do esporte paraense e até a cidade para o resto do mundo", enfatizou.
O público pode acessar a rede através de computadores ou qualquer dispositivo móvel que incorpore a tecnologia Wi-Fi, como celulares e i-pads. O acesso à internet é totalmente livre, não necessita de senha e garante conexão em qualquer ponto do Estádio Olímpico. Além disso, permite que até 800 pessoas estejam conectadas simultaneamente.
"O projeto está em fase de testes. Ao final do jogo saberemos como a rede se comportou e, se acharmos necessário, vamos expandir a rede para permitir um maior número de acessos", explicou Theo Pires, presidente da Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa), executora do projeto.
A imprensa também foi beneficiada com a nova rede e agora poderá transmitir informações de qualquer ponto do Mangueirão, e não apenas da sala destinada aos veiculos de comunicação. O repórter fotográfico Marcelo Seabra confirma a qualidade do sinal. "Antes o acesso era inviável até com modem. Para enviar as fotos do primeiro tempo eu tinha que mandá-las em um cartão de memória pelo motorista. Hoje, ao final da primeira etapa do jogo, todas as fotos já estavam na redação. E isso muito rapidamente, sem que fosse preciso baixar a resolução das imagens. Então, pra mim a rede é fantástica", disse.
Monitoramento do Mangueirão: maior segurança
Segurança - Outro benefício que a nova rede Wi-Fi do Mangueirão está proporcionando é o monitoramento da vigilância eletrônica em tempo real, que registra toda a movimentação dentro e no entorno do estádio. "Estamos com 22 câmeras que nos permitem visualizar totalmente a área interna do estádio e diversos pontos estratégicos do perímetro externo. Isso otimizou bastante o nosso monitoramento, que também pode ser feito com apoio do comando na própria sede", explicou o tenente coronel Osmar Nascimento, comandante do policiamento, antecipando que o sistema será ampliado com a implantação de mais 12 câmeras.
O sistema implantado no Mangueirão é o Hotzone, que significa área de acesso livre disponibilizada pela tecnologia Wi-Fi. Além deste, há outras 129 Hotzones em todo o Estado, garantindo internet totalmente gratuita à população em espaços públicos como praças, pontos turísticos e aeroportos.
Para atender o público do Mangueirão foram implantados dois rádios, denominados NavegaPara_A e NavegaPará_B, atras de cada uma das traves do campo. O sinal de internet chega até o estádio através de fibra optica, da rede NavegaPará, e depois é distribuído via Wi-Fi pelos dois sistemas de rádio, que têm capacidade para transmissão de dados de até 4Mbps.
O projeto é similar ao implantado na praça de São Domingos do Capim para o "Festival da Pororoca", que disponibilizou internet para a imprensa local e nacional e também à comunidade durante toda a programação do evento.


sexta-feira, 1 de abril de 2011

Abril de 2011: um ano das defesas de tcc do curso de patrimônio histórico e cultural do Pará - EGPA/UFPA

Cap PM Charlet na defesa da monografia - fase de arguição
Há exatos doze meses defendiamos nossas monografias do curso de especialização em patrimônio histórico e cultural do Pará, promovido pela Escola de Governo do Pará e pela Universidade Federal do Pará.
Mais de um ano de curso, 360 horas aulas  e muito esforço dos quase cinquenta alunos, uma infinidade de funcionários da EGPA, além dos professores da UFPA resultaram em boas monografias e profissionais qualificados para intervirem pela preservação patrimonial em cada um dos órgãos que autorizou seus funcionários ao processo de formação.
Recordamos que, àquela época, a turma ficou apreensiva pelos riscos da paralização das aulas tendo em vista a crise econômica, a contenção de despezas pelo Governo do Estado e, princiapalmente, pelo não pagamento do serviço à UFPA. 
Felizmente, a atuação e liderança da Profª Drª Edilza Fontes e do compromisso dos professores da Faculdade de História capitaneados pelo Prof. Dr. Mauro Coelho fez com que o trabalho continuasse por todo o ano de 2009 e parte de 2010.
A turma concluiu o curso no mês de abril de 2010 com belíssimos trabalhos de conclusão de curso que valorizaram a preservação do patrimônio histórico e cultural regional em vários de seus aspectos, desde a preservação dos saberes dos mestres carpinteiros e calafates, ligados à construção náutica artesanal, até até os relativos à preservação de prontuários médicos no Pronto Socorro do Guamá.
Para outros, o foco foi a preservação do patrimônio cultural da Vigia, ou ainda a possibilidade de criação de um Centro de Memória Policial Militar, ou ainda, a investigação sobre as possibilidades e potencialidades de exploração econômica da Fazenda Pirelli, compreendida como um patrimônio cultural que precisa ser protegido.
O Centur, também, foi foco da investigação de um dos discentes, entre muitos outros trabalhos. Inúmeras foram as possibilidades que se apresentaram e vários são os profissionais que, espalhados no serviço público, compõem a turma de especialistas em patrimônio histórico e cultural do Pará.
Parabéns a todos pelo sucesso que alcançamos juntos!
Só falta recebermos o Certificado e o Histórico que depende, segundo a Faculdade de História, do pagamento pelo Estado dos valores pactuados no Convênio EGPA e UFPA.

Segup instala Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura

O Conselho Estadual de Segurança Pública (Consep) instituiu, em reunião ordinária nesta quarta-feira (30), presidida pelo secretário de Segurança Pública, Luiz Fernandes Rocha, na sede da Segup, o Comitê Gestor Estadual da Campanha Permanente de Prevenção e Combate à Tortura no Pará.

O Comitê é formado por representantes de diversas instituições governamentais e entidades da sociedade civil, como Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Superintendência do Sistema Penitenciário, Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos, Cedeca/Emaús, Cedenpa e Universidade Federal do Pará.

Estiveram presentes na reunião que instalou o Comitê, o diretor do Departamento de Defesa dos Direitos Humanos da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos da Presidência da República, Fernando Matos, e Fábio Zaidem, do Comitê Nacional de Combate à Tortura no Brasil. Na ocasião, os representantes do governo federal falaram aos membros do Consep sobre a Campanha Nacional de Prevenção e Combate à Tortura no Brasil e propuseram parcerias com o governo estadual a respeito do plano de ações integradas da campanha, dos mecanismos preventivos e da capacitação dos agentes de segurança pública sobre o tema.

"O compromisso do governo do estado caminha exatamente nessa direção, no combate intensivo à violação dos direitos humanos e a qualquer tipo de crime dessa natureza", disse o secretário Luiz Fernandes. Ele também informou que os policiais e técnicos do CPC Renato Chaves que vão atuar na nova Divisão de Homicídios serão os primeiros a participar da capacitação que será promovida pela Secretaria Nacional dos Direitos Humanos.

 
Lene Alves - Ascom Segup

Postado por DRS às 23:39

Polícia Consciente: mais um blog policial inteligente

Em outras postagens, apresentei um quadro ainda preliminar de como se posicionavam os blogs de policiais militares, mas como um iniciante, logicamente, pude cometer erros, entre os quais o de não incluir o BLOG POLÍCIA CONSCIENTE, editado pelo Major PM Luís, Sub Comandante do CFAP que possui 2390 visitas e 23 seguidores.
Vale a pena conferir:
POLÍCIA CONSCIENTE

4º BPM da PMRJ - BATALHÃO CÉRBERO

Nas investigações para contar a história da Polícia Militar do Pará nos deparamos com o 2ºBPM, denominado atualmente de Batalhão Tiradentes, mas que fora denominado anteriormente de BGPM, Batalhão de Guardas da Polícia Militar do Pará, tendo como escudo simbólico o Cérbero, cão de três cabeças que guardava as portas do inferno e, até o momento de nossa pesquisa, não encontramos qualquer imagem desse símbolo na PMPA e, por isso, nos servimos de outras corporações para tentar vislumbrar como e porque tal símbolo foi utilizado na PMPA.
A esse respeito, nos deparamos, com o símbolo e a história do 4º BPM da PMRJ que ostenta o Cérbero como símbolo da OPM.

Na wikipédia verifica-se o seguinte resumo histórico da OPM carioca:

"O 4º Batalhão de Polícia Militar foi criado pelo Decreto nº. 6.012, de 04/10/1911. Possuía, naquela época, a denominação de 4º Batalhão de Infantaria, da então Força Policial. Sua instalação, porém, só se verificou no dia 24/10/1911 (data de seu aniversário). Foi constituído por componentes dos extintos 1º e 2º Batalhões de Infantaria da Força Policial.
Esta unidade permaneceu com a designação de 4º Batalhão de Infantaria até o dia 23/11/1957, quando passou a denominar-se Batalhão de Guardas. O seu brasão é a marca dessa época, representando "Cérbero",  o guardião do portão do Hades, na mitologia grega".
Quais seriam as semelhanças e diferenças existentes entre o 4º BPM-PMRJ e o 2ºBPM - PMPA?
Ambos os batalhões evoluíram de batalhão de infantaria da PM para batalhão de guardas, ambos se chamaram cérbero, até aí temos as semelhanças.
O nosso quartel deixou de se chamar Cérbero e o símbolo desse ser mitológico foi removido da entrada do quartel e no Cérbero carioca, a representação permaneceu até hoje.
Quem tiver informações e fotografias do 2º BPM, Batalhão Tiradentes, BGPM ou Btl Cérbero na PMPA, entre em contato conosco:
história@pm.pa.gov.br
(91) 9137-5273