sexta-feira, 1 de abril de 2011

Abril de 2011: um ano das defesas de tcc do curso de patrimônio histórico e cultural do Pará - EGPA/UFPA

Cap PM Charlet na defesa da monografia - fase de arguição
Há exatos doze meses defendiamos nossas monografias do curso de especialização em patrimônio histórico e cultural do Pará, promovido pela Escola de Governo do Pará e pela Universidade Federal do Pará.
Mais de um ano de curso, 360 horas aulas  e muito esforço dos quase cinquenta alunos, uma infinidade de funcionários da EGPA, além dos professores da UFPA resultaram em boas monografias e profissionais qualificados para intervirem pela preservação patrimonial em cada um dos órgãos que autorizou seus funcionários ao processo de formação.
Recordamos que, àquela época, a turma ficou apreensiva pelos riscos da paralização das aulas tendo em vista a crise econômica, a contenção de despezas pelo Governo do Estado e, princiapalmente, pelo não pagamento do serviço à UFPA. 
Felizmente, a atuação e liderança da Profª Drª Edilza Fontes e do compromisso dos professores da Faculdade de História capitaneados pelo Prof. Dr. Mauro Coelho fez com que o trabalho continuasse por todo o ano de 2009 e parte de 2010.
A turma concluiu o curso no mês de abril de 2010 com belíssimos trabalhos de conclusão de curso que valorizaram a preservação do patrimônio histórico e cultural regional em vários de seus aspectos, desde a preservação dos saberes dos mestres carpinteiros e calafates, ligados à construção náutica artesanal, até até os relativos à preservação de prontuários médicos no Pronto Socorro do Guamá.
Para outros, o foco foi a preservação do patrimônio cultural da Vigia, ou ainda a possibilidade de criação de um Centro de Memória Policial Militar, ou ainda, a investigação sobre as possibilidades e potencialidades de exploração econômica da Fazenda Pirelli, compreendida como um patrimônio cultural que precisa ser protegido.
O Centur, também, foi foco da investigação de um dos discentes, entre muitos outros trabalhos. Inúmeras foram as possibilidades que se apresentaram e vários são os profissionais que, espalhados no serviço público, compõem a turma de especialistas em patrimônio histórico e cultural do Pará.
Parabéns a todos pelo sucesso que alcançamos juntos!
Só falta recebermos o Certificado e o Histórico que depende, segundo a Faculdade de História, do pagamento pelo Estado dos valores pactuados no Convênio EGPA e UFPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário